terça-feira, 24 de abril de 2012

    Depois de 218391238129 anos eu venho enfim trazer o próximo tutorial pertencente ao Editing. Este servirá tanto para Gimp quanto para Photoshop, ou seja, útil para ambos! Aproveitem, porque apesar de este parecer bobinho ou desnecesário pode ser de grande ajuda para que nós possamos fazer grandes trabalhos acompanhados destes dois grandiosos programas de edição de imagem.

   Estava eu, ou então você, ou qualquer outra pessoa no Photoshop, mexendo em uma imagem... Retoques aqui, retoques ali. Cor aqui, cor ali. Ctrl+Alt+Z aqui e Ctrl+Shift+Z ali, este finalmente pensa: vou dar uma incrementada colando uma imagem da internet. E o sujeito vai todo feliz, pega sua imagem, Ctrl+C, abre o Photoshop, Ctrl+V... Que beleza! Mas espere! Algo na imagem original que eu estava fazendo ficou errado, vou concertar. Daí aquele grito: "AIMINHASANTAQUERUPITA!", você perdeu controle sobre a imagem anterior, e não importa o que você faça você não consegue mexer nela, só na imagem que você colou, ou então no texto. Uma situação semelhante ocorre com o Gimp. Então o cara fecha correndo e pragueja de longe... "Nunca mais mexo nessa joça" e assim perdemos um grande possível expert em montagens. Você já passou por isso? Então entra no clube, pois vou te apresentar agora as Layers, ou então, Camadas.

    "-Mas Haos, o que são essas coisas?" -Pergunta você

     É simples! -Eu te respondo -As Layers/Camadas são coisinhas que por enquanto podem parecer desgraçadas, mas logo serão grandes aliadas (isso rimou?). Sem perder tempo, você mexe no Paint e é sempre assim: O que você cola por último irá sobrepor tudo que você fez antes. Nestes programinhas é diferente. As Layers/Camadas são assim: Tudo que estiver em uma Layer/Camada poderá ser editada, apagada, refeita, redimensionada e tudo o que você imaginar, sem interferir nas outras. No Photoshop (quanto ao Gimp eu não lembro) tudo o que você cola fica em uma nova Layer/Camada e eu apanhei MUITO, MUITO MESMO do Gimp, já que quando eu abria um Texto ele ia para uma Layer/Camada diferente e eu perdia o controle do que eu tinha feito antes. Cara, isso me irritou muito, mas acabei descobrindo sozinho como tudo funciona, e agora vou ensiná-los em primeira mão!

Onde ficam as Layers/Camadas?

Para o Photoshop:

Pelo menos no meu ele fica bem aqui:

Para o Gimp:

No Gimp elas ficam em uma janelinha separada, muito provavelmente você terá fechado ela (como eu ^_^'), uma janelinha à direita. Caso a tenha fechado basta ir em: Janelas>Diálogos de Encaixe Recentes> Camadas, Canas, Vetores, Desfazer... e pimba! Ela apareceu!

Os Segredos das Layers/Camadas!

      Sei que você deve estar pensando "mas para quê separar tudo isso?", mas eu te digo que quando eu estou criando a imagem dos Fakemons, por exemplo, elas são muito uteis, pois uso uma camada para as cores, uma para as luzes, uma para as sombras, uma para a vetorização (contorno) e uma para o desenho escaneado. Sempre são muito uteis e facilitam tudo quando se adiquire um pouquinho de experiencia. Agora, vamos supor, eu estou em dúvida. Deixo esta camada ou tiro? Como eu posso ver ou deixar de ver uma camada? Vou mostrar agora!

    Para podemos entender melhor tudo isso vou usar uma imagem beeem basiquinha. Nela temos o clássico desenho infantil do sol nascendo/se pondo atrás das montanhas e se você observar bem naquele lugar verá que eu separei o desenho em camadas. O céu azul está no fundo. O sol está no meio das duas e as montanhas estão sobrepondo tudo.  

Para o Photoshop:

Agora... Vamos ver tudo de perto!

1-  Digamos assim... Muda a "função" da Layer/Camada. Sinceramente nas vezes que abro o Photoshop só uso isso em 0,0001% das vezes, mais tarde posso dar algumas funções mais detalhadas

2- A Opacidade da Layer/Camada. Isto é, a transparencia dela. Quanto menos opacidade mais transparente a imagem fica. Assim que fiz aquele efeito com os Pokémons no Banner :)

3- Aquele "olhinho" apresenta que a Layer/Camada está visível. Basta clicar nele que a camada ficará invisível. Mas lembre-se, deixar uma Layer/Camada invisível não quer dizer que ela não esteja lá.

4- A Layer/Camada em azul é a selecionada. Sempre a que estiver selecionada sofrerá suas alterações (avá)

5- Cria uma nova Layer/Camada acima da selecionada. Podemos usar o atalho Ctrl+Shift+N

6- Exclui a Layer/Camada.

"Mas e as outras ferramentas?". Sinceramente? Não faço a mínima idéia da razão delas existirem. Caso vocês queiram procurar tenho certeza que encontrarão. Mas o fato de não conhecê-las não interferiu em nada nos meus trabalhos. Vale lembrar que para mudar a ordem das layers basta arrastá-la para onde desejar, e que é possível uní-las, clicando com o botão direito nela e clicando em "Merge Visible" (que une todas as Layers/Camadas visíveis) ou Merge Down (Ctrl+E) que une a Layer/Camada selecionada com a abaixo dela passando os mesmos efeitos de ambas.

Para o Gimp:

O Gimp pode ser considerado mais simples nesse quesito. Por exemplo: Quando você cola uma imagem ela NÃO cria outra Layer/Camada como o Photoshop, ela se fundirá com a Layer/Camada selecionada anteriormente.

1- Muda a função da Layer/Camada. Para usá-la normalmente mantenha em Normal.

2- Mexe na opacidade da mesma

3- A Layer/Camada selecionada fica em destaque. O olho também altera se ela será visualizada ou não (como no Photoshop)

4- Cria uma nova Layer/Camada (Podemos substituir por Ctrl+Shif+N)

5- Funde a Layer/Camada selecionada com a acima dela.

6- Funde a Layer/Camada selecionada com a abaixo dela

7- Duplica a Layer/Camada selecionada

8- Joga a Layer/Camada selecionada no lixo :D

Conclusão:

Para alguns esse tutorial pode ter sido extremamente desnecessário, mas acredito que vai salvar alguns que nunca usaram essa função antes em outro programa. Agora está aí. Ahh, e vale lembrar que todas as vezes o Texto ocupa uma Layer/Camada só dele, então não se assustem se virem bilhões de camadas. Mas é só isso? Claro que não, no próximo tutorial vou explicar como podemos dar uma "encrementada" na sua montagem apenas usando as Layers e seus efeitos, ou melhor Opções de Mesclagem. Enfim, espero que tenham gostado deste tutorial, sinceramente eu acredito que eles tenham caído no meu esquecimento, mas podem aguardar que vou estar postando de agora em diante eles mais frequentemente, e claro, vou voltar a postar os How to Draw e as Ethron Lectures, não pense que o blog ficará sempre parado por uma semana

Lição de Casa!

Olha, com relação a Layers/Camadas não posso recomendar nada demais. Apenas que tentem se familiarizar com elas para que possam entender como elas funcionam, sabe? Se fizerem isso será um grande passo para nosso próximo tutorial. Não deixem de explorar nossos dois grandes programas :D

5 comentários:

Shiny Reshiram disse...

bom dia pessoal aqui!

haos esse excelente tutorial ajudo-me bastante, espero que ajude também mais pessoas.
:)

Haos Cyndaquil disse...

Obrigado Shiny, espero que logo esteja fazendo ótimos trabalhos com o Photoshop/Gimp :D

Bruno disse...

Fala Haos !!!
primeiro eu gostaria de parabenizar pelas fantasticas aulas que você deu, realmente ajudou muuuito !!
mas, para te incomodar um pouco, eu tenho uma perguntinha. Como raios eu faço para hospedar as imagens no image shack ???? Lá não aceita o formato do photoshop.

vish, faz um tempão que nao leio a historia, vou ler alguns capitulos agora ...

Haos Cyndaquil disse...

Oi Bruno-san õ/
Opa, valeu aí, cara! Sobre a hospedagem, eles realmente não aceitam o formato .psd (Que o Photoshop salva), assim como diversos outros sites. Por isso, você deve salvar em um formato de sua escolha. "Como assim?". Os mais comuns seriam .jpg, .gif e .png. Eu recomento que você salve como png, pois a qualidade fica ótima. Basta abrir a sua imagem, e ir em "Salvar Como...". Logo em seguida vai encontrar abaixo do nome do arquivo escrito "Formato". Procure lá o que deseja e clique em salvar. Tente hospedar novamente, e se precisar de qualquer outra coisa pode mandar um e-mail ou deixar outro comment aqui (: Até mais, Bruno-san

Bruno disse...

valeu mesmo Haos !! Você é o cara kkkkkkk

Postar um comentário

Regras:
-> Não xingar moderadores do blog
-> Não xingar outros usuários
-> Não usar palavrões

 
Copyright (c) 2013 Ethron Adventures. Ethron Adventures. Escrita por Vítor Siqueira {Haos Cyndaquil} Template Original em BTemplates [Vernal]